|
Perfil do Curso
A cidade de Trindade está situada em uma região estratégica dentro do Estado de Goiás e do Brasil, com diversas indústrias instaladas, além da diversidade de comércios varejistas e atacadistas. Ao longo dos anos ela tem contribuído efetivamente para o bom desempenho da crescente economia goiana. Trindade, enquanto parte da grande Goiânia, está inserida no APL de TI da SECTEC/SED, o que leva a uma demanda de mão de obra e soluções inovadoras.
Vivencia-se atualmente um processo intenso e constante de introdução de novas tecnologias que transformam as formas de comunicação, de relacionamento e de negócios em todo o mundo. É notório que a utilização adequada destas novas tecnologias pode tornar empresas mais organizadas e competitivas. Ademais, estabelece muitas oportunidades de trabalho e de desenvolvimento social (BRASSCOM).
As novas tecnologias são o resultado do labor de profissionais qualificados em sua produção, implantação e uso eficaz e eficiente. Nesse contexto, o curso de Sistemas de Informação da UEG Câmpus Trindade vem contribuir à formação de recursos humanos para uma área de atuação carente de profissionais, em todo o país, sobretudo na região centro-oeste, e que recebe estudantes de várias cidades goianas, a saber: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Palmeiras de Goiás, Campestre, Inhumas, Araçu, Santa Bárbara, Palmeiras, dentre outras, em especial a grande Goiânia. O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação consiste em curso sucessor do curso de Tecnologia em Redes de Computadores no Câmpus UEG Trindade, criado pela resolução CsU 832/2017, está em execução desde 2018/1, consonante as novas demandas regionais e nacionais na área de tecnologia em informática, bem como diretrizes nacionais, DCNs da área.
O curso de Sistemas de Informação trabalha o suporte da tecnologia da informação às atividades de gestão de uma organização (empresa ou indústria), que em toda a sua atividade produtiva, demonstra a existência de um padrão na forma como os recursos físicos e humanos se configuram em sistema, cujo controle de informações faz-se necessário para o monitoramento eficiente dos procedimentos ao alcance do sucesso (LAUDON & LAUDON, 2009).
Os objetivos gerais do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação são a formação de profissionais empreendedores, ativos e éticos para o desenvolvimento, implantação e gestão de sistemas de informação, utilizando as modernas tecnologias de informação no atendimento das demandas das organizações e da sociedade.
O egresso do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação será um profissional com postura ativa, capaz de propor e implementar o alinhamento entre as tecnologias de informação e demandas das organizações e da sociedade, com ênfase no processo e nas boas práticas de desenvolvimento de software e gestão de sistemas de informação, buscando agregar valor em processos decisórios, em análise de cenários e em implementação de novas estratégias organizacionais.
Desta forma, o egresso deste curso poderá atuar como:
Antônio Cruvinel Borges Neto
Possui graduação em Telecomunicações - Habilitação: Redes Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Especialista em Gestão de TI pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Goiás - UEG com ênfase para desenvolvimento de sistemas agroindustriais. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás UEG.
Conteúdo:Aprendendo_a_programar_na_linguagem_C__Para_iniciantes_-_Jaime_Evaristo curso_arduino
Claudio Martins Garcia
Possui graduação em Bacharelado Em Ciências da Compuitação pela Universidade Federal de Goiás (1991) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é Coordenador do Curso de Sistemas de Informação e Redes de Computadores da Universidade Estadual de Goiás - UEG e professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente na área de Sistemas da Computação e Ensino não presencial.
Fábio Barbosa Rodrigues
Possui graduação em Redes de Comunicação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2007), pós graduação em Segurança de redes de computadores, pelo Senai FATESG (2014), mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás (2010) e doutorando em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFG(2015). Atualmente é docente - ensino superior da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Bioengenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: ativação sináptica, não linearidade sináptica, redes de computadores, processamento de sinais biológicos.
Heuber Gustavo Frazão de Lima
Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Salgado de Oliveira onde recebeu o título de Destaque Acadêmico. Possui ainda os títulos de Especialista em Tecnologia da Informação e MBA em Gestão de Tecnologia. Em 2015 foi aceito como aluno regular no programa de mestrado em Ciência da Computação no departamento de informática da Universidade Federal de Goiás (INF-UFG). Atualmente é analista de sistemas da CELG Distribuição, consultor em Soluções em TI da Offshore - Fábrica e Projetos de Software, Professor das Turmas de Graduação e Pós-Graduação do curso de Análise de Sistemas da Faculdade SENAI Universitário e Professor Efetivo na Universidade Estadual de Goiás - UEG, campus Trindade. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Gerenciamento de Projetos e Gestão de TI. É também Certified Scrum Master (CSM) desde 2011 e Certified Professional for Requirements Engineering Foundation Level (CPRE-FL) desde 2014.
Justino Porto Neto
Possui graduação em Analise de Sistemas pela Universidade Salgado de Oliveira (2002). Especialista em Tecnológica da Informação (2004). Atualmente é professor do CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE REDES DE COMPUTADORES, pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Trindade. Tem experiência em coordenação e desenvolvimento de sistemas, com ênfase em web2, linguagens scripts interpretadas para web2.0 e dispositivos com recurso limitados (J2ME).
Nágela Bitar Lôbo
Possui graduação em Matemática e especialização em Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente atua como docente na Pontifícia Universidade Católica de Goiás e na Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em Linguagens e Técnicas de programação.
Olegário Corrêa da Silva Neto
Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1998) e mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás (2006). Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e professor assistente da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança da informação, computação aplicada à saúde, bancos de dados e gestão de TI.
Paulo César Rodrigues de Almeida
Graduado em Engenharia Metalúrgica (UFOP), Mestre em Ciências da Computação (UFMG), Especialista em Geoestatística (UFOP) e em Docência Universitária (UEG e UNIVERSO). Atualmente é Professor Assistente na Universidade Salgado de Oliveira, Professor Efetivo na Universidade Estadual de Goiás, e Gestor de Tecnologia da Informação na Secretaria de Educação do Estado de Goiás. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas Comerciais e Modelagem de Banco de Dados.
Roseli Vieira Pires
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Goiás (1997), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Goiás (1999), mestrado em Gestão e Desenvolvimento Organizacional pela Faculdade Cenecista de Varginha (2004), doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011), Pós Doutorado em Psicologia - PUC (2017) e Pós Doutora em Geografia - UFG (2018). Atualmente é avaliador ad. hoc. do INEP, professor da Faculdade de Tecnologia GAP, Brasil, professora - efetiva da Universidade Estadual de Goiás e professor do Instituto Aphonsiano de Ensino Superior. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: motivação, gestão da qualidade, planejamento